CICLO DE FORMAÇÃO:
GESTÃO CULTURAL PARA TEMPOS DE CRISE
Março/abril 2021

Gestão Cultural para Tempos de Crise é uma oportunidade de refletir e construir conhecimento sobre ferramentas e estratégias para o campo da cultura no pós(?) pandemia. A retomada econômica do setor cultural deve vir acompanhada de uma agenda mais ampla para a cultura no país. A pandemia demonstrou a urgência de garantir ao segmento cultural políticas públicas que contribuam para a redução de desigualdades, a garantia de sistemas públicos de proteção social aos trabalhadores e trabalhadoras da cultura, e o reconhecimento social, político e econômico dos saberes e fazeres culturais populares.

O Ciclo de Formação Gestão Cultural para Tempos de Crise é uma parceria entre BFV Cultura e Esporte, Escola de Políticas Culturais e Escola de Formação da Pedagogia Griô, realizado com recursos da Lei Aldir Blanc através do Edital Retomada Cultural da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro.

PARTICIPANTES

200 vagas gratuitas para artistas, produtores, gestores e agentes culturais de todo o país, sendo 100 vagas destinadas a pessoas residentes no estado do Rio de Janeiro.

CARGA HORÁRIA

6 webinários e 5 vídeo aulas com conteúdos editados, numa carga horária total de 19 horas.

COMUNICAÇÃO E DIFUSÃO

Canal Emergência Cultural, Canais da Escola de Políticas Culturais, disponibilizado para compartilhamento e upload nas plataformas da Secretaria de Cultura e Economia Criativa no Estado do Rio de Janeiro; os participantes inscritos recebem diariamente por email e whatsapp os link da sala zoom e canais de transmissão do curso.

MATERIAL DIDÁTICO

Os participantes receberão um ebook com conteúdo relacionado ao tema de cada módulo. Ao final do ciclo, mediante avaliação virtual, os participantes receberão certificado de participação.

INSCRIÇÃO

ABERTAS E GRATUITAS:

ACESSE AQUI O FORMULÁRIO

Para 200 artistas, produtores, gestores e agentes culturais do Brasil, sendo 100 vagas do estado do Rio de Janeiro.

METODOLOGIA

Pedagogia Griô, com práticas de webinário expositivo/dialógico, encontros dialógicos, mediação, cheganças despedidas e louvação griô;

PROGRAMA

18H30 ÀS 21H30 

11/03 – Conferência de Abertura: Gestão Cultural em Tempos de Crise
16/03  – Direitos Culturais: por uma política cultural emancipadora
18/03  – Gestão cultural democrática e políticas de participação social
23/03  – Diversidade Cultural: por uma cultura de direitos
25/03  – Retomada Cultural: gestão de crise, estratégias de sustentabilidade e processos de reinvenção
30/03  – A cultura em Ambiente Virtual: política, pedagogia e produção artística.

CERTIFICAÇÃO E PARCERIAS

Escola de Políticas Culturais, BFV Cultura e Esporte, Secretaria de Cultura e Economia Criativa no Estado do Rio de Janeiro; Grãos de Luz e Griô, Escola de Formação na Pedagogia Griô e Canal de Emergência Cultural;