Ciclo de Formação em

Políticas Culturais da

EPCult

Saiba Mais

Aqui

DOCENTES CONVIDADOS

ADOLFO KONDER

Secretário municipal de Cultura do Rio de Janeiro 2019/2021, formado em Direito pela PUC/RJ, pós-graduado em Ciências Políticas, Gestão Social e Direitos Humanos e membro da Inter American Bar Association, Federação Interamericana de Advogados. Em São Gonçalo, trabalhou por 8 anos na prefeitura, onde atuou como chefe de gabinete, secretário de Desenvolvimento Econômico e secretário de Desenvolvimento Social. Durante este período, contribuiu de forma eficiente e humana para a evolução da cidade. Atual presidente do Detran/RJ.

ANA CLARISSA FERNANDES

Assessora Técnica de Cultura da Confederação Nacional de Municípios. Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Cultura e Territorialidades [UFF] e graduada em Produção Cultural [UFF].

ALESSANDRA RIBEIRO

Doutora em Urbanismo, Especialista em Gestão Compartilhada. Mestre da Comunidade Jongo Dito Ribeiro e Gestora da Casa de Cultura Fazenda Roseir.

AMÉRICO CÓRDULA

Ator, professor do Curso Gestão Cultural PUC SP, ex Secretário de Identidade e Diversidade Cultural e Secretário de Políticas Culturais do Minc [2005-2014].

CLÁUDIA SCHULR

Membro do Fora do Eixo e da Mídia Ninja. Gestora da Ninja Hacker Space e da Nave, sede da Mídia Ninja em São Paulo. Phd em sevirologia e desenrolo, Mestre em Artes Visuais com foco de pesquisa centrado em web performances na linha de Arte e Cultura.

CAROL RUAS

Produtora, jornalista e gestora cultural. Com experiência em gestão e produção de projetos de arte, cultura, tecnologia e educação. Atualmente está Subsecretária de Estado de Políticas Culturais do Espírito Santo.

CÉLIO TURINO

Atua há mais de 40 anos junto a movimentos sociais e culturais. Escritor, gestor de políticas, idealizador dos Pontos de Cultura com a criação do Programa Cultura Viva e semeador do Bem Viver.

CHRISTIANE RAMIREZ

Ativista cultural com vasta experiência na área e atualmente assessora da presidência da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados.

CLEISE CAMPOS

Conselheira Municipal de Cultural do RJ e Conselheira Estadual de Política Cultural/RJ. Dinamizadora do Fórum de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Atriz bonequeira no Teatro de Boneco Trio de Três.

DANIELLE BARROS

Secretária de estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro. Graduada em Pedagogia pela UERJ. Foi Delegada Federal do Desenvolvimento Agrário atuando como assessora Institucional da Secretaria Municipal de Educação do município de Duque de Caxias na área de desenvolvimento de projetos multidisciplinares, com foco na formação educacional, cultural e na oportunidade e incentivo ao empreendedorismo. Com experiência em políticas públicas relacionadas à educação do campo e Agricultura Familiar, foi ainda subsecretária de Cultura da Cidade do Rio.

DIANA ILLIESCU

Formada em Cinema pela UFF. Diretora, Produtora e Professora de Pós-graduação da UVA. Há 11 anos comanda a Ginja Filmes & Produções, com muitas realizações e alguns prêmios. Atualmente preside o Conselho Municipal de Cultura de Petrópolis, RJ.

FABRÍCIO NORONHA

Secretário Estadual da Cultura do Espírito Santo. Graduado em Artes Plásticas (Ufes) é artista e produtor cultural. Desenvolve projetos e produtos em todo o território nacional, na área de tecnologia, educação e cultura, dialogando com coletivos de arte, artistas, pesquisadores, institutos culturais e universidades. Foi diretor do premiado Fábrica.Lab, maior festival de artes integradas do Espírito Santo.

FABIANO PIÚBA

Secretário de Cultura do Estado do Ceará. Doutor em Educação (UFC), mestre em História (PUC-SP) e historiador graduado pela UFC. Foi diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura [entre 2009 e 2011/2014] e Secretário Substituto da Secretaria de Articulação Institucional e Coordenador de Articulação Federativa do Programa Mais Cultura [2008].

JANDIRA FEGHALI

Deputada federal Jandira Feghali, relatora e articuladora da Lei de Emergência Cultural e autora do Projeto de Lei Cultura Viva. É uma das principais vozes em defesa da democracia dentro do Parlamento.

JORGE MELGUIZO

Assessor do Programa Nacional de Cultura Viva e Comunitária na Colômbia. Consultor e conferencista em gestão pública, cultural, cultura cidadã, fortalecimento de organizações da sociedade civil, convivência e segurança. Atuou como gerente do Território Centro da cidade de Medellín, Secretário de Cultura Cidadã e Secretário de Desenvolvimento Social. Consultor do Governo da Cidade de Buenos Aires – Secretaria de Habitação e Inclusão Social. Consultor do Ministério do Interior do Uruguai para projetos urbanos, culturais e voltadas para cidadania.

LEANDRO ANTON

Fotógrafo e educador popular. Geógrafo mestrando em Análise Territorial na UFRGS e membro da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura. Fez parte da Comissão de Certificação do Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de Cultura [Plataforma Cultura Viva entre 2016 e 2019]. É Coordenador da Associação Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo e do Comitê Gestor da Política Cultura Viva Rio Grande do Sul.

LUISA CELA

Atua no campo das políticas culturais, direitos humanos e cidadania. Foi diretora de Direitos Humanos na Rede CUCA – Fortaleza e diretora de Cidadania Cultural no Instituto Dragão do Mar,dirigindo o Centro Cultural Bom Jardim. Assumindo também a presidência do Instituto ECOA (Escola de Comunicação, Cultura, Ofícios e Artes) – Sobral. Atuou na organização e coordenação do Festival LatinoAmericano de Juventudes de Fortaleza e Festival UFC de Cultura.

MIGUEL SALVATORE

Possui especialização em gestão cultural pela Carlos III de Madrid. Foi consultor para a implantação dos estúdios de áudio para a Fábricas de Cultura, gestor de multimeios no Centro Cultural da Juventude e coordenador de artes ciência e tecnologia para o Centro Cultural da Espanha em São Paulo – AECID. Atuou na coordenação da Casa da Palavra em Santo André e é produtor do sistema de som Dubversão. As práticas de mapeamento cultural fazem parte de seu trabalhado tendo co-coordenado o desenvolvimento do Mapas Culturais(SP CULTURA , CULTURAENLINEA.UY) e a formação e capacitação de uso da tecnologia em dezenas de municípios. Colaborador do Instituto Mutirão.

NÁDIA AKAWÃ TUPINAMBÁ

Mãe , avó, liderança indígena da Aldeia Tukum- Território Tupinambá de Olivença – Sul da Bahia.  Licenciada em Artes e Linguagens, Licenciatura Intercultural em Educação Escolar Indígena pela Universidade Estadual da Bahia/ UNEB; Mestra Griô da Comissão Acadêmica da Escola de Formação na Pedagogia Griô; Conselheira espiritual e Educadora indígena e popular, formadora  de educadores indígenas da Bahia do programa: saberes indígenas na escola e na  formação continuada.

PEDRO VASCONCELLOS

Secretário de Cultura e Relações Internacionais de São Leopoldo-RS, Fórum de Cultura da ABM.

ROBERTA MARTINS

Cientista Social e Gestora Cultural. Mestranda em Administração pela FGV. Em 2012 atuou na Coordenação-Geral de Estratégias e Gestão das Ações, da Diretoria de Programas Integrados, da Secretaria de Articulação Institucional no Ministério da Cultura. Desde 2013 atua na Fundação de Arte de Niterói onde atualmente exerce a função de Diretora de Cidadania, Diversidade e Territórios dirigindo programas e ações de formulação, fomento, execução e acompanhamento de políticas públicas junto aos territórios populares de Niterói e grupos identitários.

SÉRGIO BAIRON

É Livre Docente pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, onde exerce atividades docentes e de pesquisa na temática do Audiovisual e da Hipermídia. Possui doutorado pela F.F.L.C.H. da Universidade de São Paulo e pós-doutorado pela PUCSP e pela Freie Universität Berlin. Tem experiência nas áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, com ênfase em Comunicação, Semiótica, História da Cultura, Psicanálise da Cultura, Antropologia Visual e Hipermídia.

SHAOLIN BARRETO

Músico, mobilizador cultural e Consultor Técnico do Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia, ex Coordenador de Cultura de Luiz Eduardo Magalhães, desenvolve mecanismos de transformação social utilizando políticas públicas da cultura em todo o estado da Bahia.

SILVANA MEIRELLES

Secretária Executiva da Secretaria de Cultura de Pernambuco. Engenheira eletrônica com especialização em Políticas Culturais e gestora Cultural da Fundaj. Entre [2003|2011] trabalhou no Ministério da Cultura na assessoria da Representação Regional do Nordeste, na gerência do Sistema Federal de Cultura e na Secretaria de Articulação institucional, responsável pela implementação do Sistema Nacional de Cultura, pela coordenação geral da II Conferência Nacional de Cultura e pelo programa Mais Cultura.

SÔNIA GUAJAJARA

Líderança indígena nacional. Formada em Letras e Enfermagem, especialista em Educação Especial. Coordenadora executiva da Apib – Articulação dos Povos Indígenas do Brasil. Primeira indígena a compor uma chapa à presidência da república. Recebeu em 2015 a Ordem do Mérito Cultural.

ÚRSULA VIDAL

Secretaria de Cultura do Estado do Pará e Presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura.

VICTOR DE WOLF

Diretor do Museu de Arte Contemporânea de Niterói – MAC. Secretário de Cultura de Niterói 2019/2021. Formado em produção cultural pela UFF e ex-servidor da Prefeitura do Rio de Janeiro. Foi superintendente do Sistema Municipal de Financiamento à Cultura (Simfic), onde implantou a Lei de Incentivo à Cultura do município.

XAUÍ PEIXOTO

Articulador, produtor e gestor cultural. Foi coordenador da Rede Cearense de Pontos de Cultura na Secult/CE, no Instituto Dragão do Mar esteve na coordenação do Centro Cultural Bom Jardim e no Instituto Ecoa Sobral foi Diretor de Ação Cultural e Presidente. Atualmente é colaborador do Instituto Mutirão e participa da Articulação Nacional de Emergência Cultural.

Redes Sociais

                     

Faça parte da EPCult