Ciclo de Formação em

Políticas Culturais da

EPCult

Saiba Mais

Aqui

A Escola de Políticas Culturais (EPCult) nasceu em junho de 2020, como um dos resultados da Articulação Nacional pela Lei de Emergência Cultural da Lei Aldir Blanc (14.017/2020), uma das mais importantes conquistas do setor cultural brasileiro nas últimas décadas.
Idealizada pelos gestores e articuladores culturais Alexandre Santini, Líllian Pacheco, Marcelo Ferreira, Márcio Caires e Fernanda Guedes, a EPCult é um encontro de trajetórias que já se cruzam há quase 2 décadas. Juntes, estes gestores e articuladores culturais atuaram em diversos processos de gestão compartilhada de políticas culturais, que incluem a Rede Ação Griô, a Rede dos Pontos de Cultura, a Lei Cultura Viva, a Lei Griô, o movimento de Cultura Viva Comunitária na América Latina e a Lei Aldir Blanc.

A primeira ação da Escola de Políticas Culturais (EPCult) foi o Curso Introdutório sobre a aplicação da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, transmitido ao vivo pelo canal Emergência Cultural no Youtube entre os dias 08 e 14 de junho de 2020 e que contou com  a participação de docentes, gestores culturais e especialistas em políticas públicas de cultura com larga trajetória, reconhecimento e experiência, como: Célio Turino, Jorge Melguizo, Jandira Feghali, Sônia Guajajara, Ursula Vidal, Fabiano Piúba, Ana Clarissa Fernandes, Fabrício Noronha, Cláudia Schulz, Luisa Cela, Lillian Pacheco, Márcio Caires, Cleise Campos, Carol Ruas, Américo Córdula, Silvana Meireles, Alessandra Ribeiro, Marcelo Ricardo, Alexandre Santini, entre outros.

 

O Curso foi desenvolvido com a metodologia da Pedagogia Griô e envolveu mais de 2500 pessoas de todo o país, um público majoritariamente formado por gestores culturais, produtores, artistas e agentes culturais de todos os estados do país, o que atesta a relevância e a demanda social por iniciativas deste tipo. O conteúdo do curso foi disponibilizado gratuitamente na íntegra tendo alcançado mais de 200 mil visualizações e 15 mil inscritos no canal Emergência Cultural no Youtube.

Ao longo de todo o processo da implementação da Lei Aldir Blanc, a EPCult realizou o programa Diálogos Nacionais, transmitido através do Canal Emergência Cultural no Youtube. Em 18 edições, o programa abordou, sob diferentes olhares e perspectivas, os desafios para se fazer valer os sentidos de abrangência e universalidade previstos na Lei Aldir Blanc. 

Ainda no ano de 2020, a Escola de Políticas Culturais lançou duas publicações nacionais em formato de e-book, com distribuição gratuita: A Cartilha Lei Aldir Blanc: Modos de Usar, com um passo-a-passo sobre a implementação da Lei, apresentado de forma lúdica e simplificada, e a publicação digital Como Anda a Lei Aldir Blanc, contendo uma coletânea de artigos, balanço parcial e pesquisa nacional do processo de implementação da Lei em todo o Brasil. 

 

A Escola de Políticas Culturais (EPCult) responde a uma necessidade de se pensar politicamente o lugar da gestão cultural no Brasil e na América Latina. Uma escola de gestão e elaboração de políticas públicas, de formação livre, educação dialógica, comunicação e incidência política.

A EPCult produz, sistematiza e difunde conceitos, repertórios, metodologias e práticas relacionadas às políticas culturais, em uma produção compartilhada de conhecimento com gestores culturais do setor público e da sociedade civil.

Redes Sociais

                     

Faça parte da EPCult